CAMERATA VOCAL

    Com uma formação pouco comum no Brasil, o Camerata Vocal é um coro masculino para cantores, regentes, alunos de canto, instrumentistas, estudantes de música e cantores amadores com experiência, selecionados através de audição. Preparado pela equipe da Academia Concerto busca um resultado de alta qualidade para apresentações em concertos, obras sinfônicas, gravações de vídeos, realização de turnês e participações de festivais nacionais e competições internacionais de música coral.

    Em atividade desde 2005, é regido pelo maestro Altamiro Bernardes. O coro já se apresentou em eventos como a Semana Camargo Guarnieri em Tietê, Festival de Música Sacra de Campinas, Festival Ars Mvsica Sacra em Sorocaba, Encontro Nacional de Regentes da AMBB, Série Schäeffler de Música Erudita. Em março de 2013 abriu a temporada da Orquestra Sinfônica de Campinas compondo o coro da 9ª Sinfonia de Beethoven, sob a regência do maestro Victor Hugo Toro. Em 2013 com a mesma orquestra e maestro, fez parte do coro da ópera “Joanna de Flandres” de Carlos Gomes, com récitas no Teatro Castro Mendes em Campinas e no Theatro São Pedro em São Paulo, dividindo o palco com grandes nomes da cena lírica como: Elizeth Gomes, Márcia Guimarães, Henrique Bravo, Paulo Queiroz, Douglas Hahn e Sávio Sperândio.

​​​"Ter feito parte da ACADEMIA CONCERTO no CAMERATA VOCAL por 7 anos, foi uma experiência enriquecedora para mim. Desenvolvi o conhecimento, aprendi a ouvir, cantar e gostar de música erudita, num coral de alta performance, regido por um maestro competente."

Antônio Carlos Armelim - barítono

    O repertório é variado, com músicas escritas ou arranjadas especialmente para vozes masculinas e inclui música (da renascença ao sec. XXI) sacra, ópera, MPB, pop, folclórica, gospel, jazz, spirituals e musicais. Abrange obras de compositores como Palestrina, Bach, Handel, Beethoven, Haydn, Mozart, Mendelssohn, Wagner, Fauré, Orff, Thompson, Lauridsen entre outros. Em maio de 2008 realizou seus primeiros concertos internacionais com uma turnê de 13 concertos pela Polônia e representou o Brasil no Festival Internacional de Coros “Mundus Cantat” em Sopot, recebendo o “Diploma Bronze” nas três categorias que participou: Música Sacra, Música Secular e Spirituals, Gospel & Jazz.

"Cantar no CAMERATA VOCAL foi uma experiência muito rica. Primeiro porque coros de vozes masculinas não são tão comuns. Depois porque a ACADEMIA CONCERTO, com sua equipe competente, é um lugar onde se respira e se vive a arte musical."

Roberto Carlos Santos - tenor




© 2019 Academia Concerto

  • academia concerto facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • w-tbird
  • Branca ícone do YouTube
  • Academia Concerto LinkedIn
  • Academia Concerto Pinterest