CANTILENA

"Cantilena fez cantar o encontro da minha alma

com a arte musical."

Lara Tolentino - soprano

    O Cantilena foi formado em 2006. É um coro feminino para cantoras, regentes, alunas de canto, instrumentistas, estudantes de música e cantoras amadores com experiência, selecionadas através de audição. Preparado pela equipe da Academia Concerto busca um resultado de alta qualidade para apresentações em concertos, obras sinfônicas, gravações de vídeos, realização de turnês e participações de festivais nacionais e competições internacionais de música coral.

    Cantilena tem como significado "cantiga leve" vindo da palavra latina "canção" ou "melodia". Nos concertos, sempre que possível, o coro veste um colar de pérolas, pois estas trazem a representação do significado do trabalho desenvolvido: cada coralista se representa através de uma pérola e o fio que une todas elas é a própria música - o motivo principal de tanto trabalho para atingir qualidade artística. Além de ser um acessório extremamente feminino, ilustra o trabalho de qualidade, refinamento, acabamento e beleza musical que a Academia Concerto apresenta.

"Conheci a Academia Concerto e me inscrevi para fazer parte do Cantilena. Qual não foi minha surpresa ao saber que eu não cantava corretamente, apesar de ter cantado a vida toda em coros. Foi ali que eu aprendi a técnica correta, e tive contato com um repertório totalmente novo. Participei de muitos concertos pelo Brasil e foram momentos inesquecíveis. Serei eternamente grata por cantar no Cantilena."

Ednéia Sanches Martin - contralto

 

    A formação de grupos de vozes iguais no Brasil não é tão comum e, portanto, exige um trabalho de pesquisa constante para buscar o repertório especializado tanto no Brasil como no exterior, providenciar arranjos adequados ou a necessária adaptação a partir de peças para vozes mistas. Hoje o repertório do grupo abrange compositores como Bach, Handel, Lotti, Pergolesi, Mozart, Mendelssohn, Brahms, Fauré e Villa-Lobos além de ter desenvolvido um repertório abrangente - no que se refere aos períodos e estilos: Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Contemporâneo, com peças eruditas, sacras, populares, folclóricas, musicais e negro spirituals. Os arranjos que o coro apresenta podem ser tanto a cappella (termo que remete aos primeiros séculos da história da música em que as vozes não eram acompanhadas por instrumentos- eram feitas como na capela) quanto com acompanhamento instrumental.

    Alguns dos trabalhos realizados: Festival de Música Sacra de Campinas, Festival Ars Mvsica Sacra de Sorocaba, Festival de Corais Finamax, Sessão Solene na Câmara Municipal de Sorocaba em comemoração à Semana da Mulher, Festival "Israel e os Caminhos da Paz", I Encontro de Corais Femininos em São Paulo, em 2010 participou do Encanta Cruise - I Festival de Corais em Alto Mar - Teatro Guarani em Santos, Angra dos Reis e Grand Teatro Mirasierra do navio Grand Celebration, I Canta Inverno em Vinhedo, I Mostra Independente de Arte e Música Feminina de Sorocaba, Semana Mundial do Empreendedorismo em novembro de 2012 na reunião da AME- Associação de Mulheres Empreendedoras de Sorocaba. Em agosto de 2012 realizou turnê conjunta com o coro de meninas Septemthillis da Eslováquia pelas cidades: Sorocaba, São Paulo, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.

​ "Em 2012 me convidaram para assistir a um concerto do Coro CANTILENA. Gostei tanto que resolvi naquele dia que gostaria de ser uma delas e um dia quem sabe, cantar como elas. Tomei coragem, fui até a Academia Concerto. Hoje faço parte do Coro Feminino CANTILENA, e posso dizer com certeza que foi um divisor de águas em minha vida. Ainda sou uma aprendiz, aliás, quero aprender sempre. Conheci pessoas incríveis, que me apresentaram a um mundo novo. E o que sei é que quero fazer parte dele."

Solange Godinho - contralto
 

© 2019 Academia Concerto

  • academia concerto facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • w-tbird
  • Branca ícone do YouTube
  • Academia Concerto LinkedIn
  • Academia Concerto Pinterest